A fundação

Sobre o Acervo
fotoSetor de Acervo Iconográfico

A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Instituição Pública) reconhece a importância da fotografia, como agente efetivo, responsável pela preservação da memória arquitetônica, cultural e histórica da nossa sociedade. Sendo assim, mantém o “Acervo Iconográfico”,  setor com profissionais especializados, e que garante um tratamento arquivístico próprio, para sua conservação e pesquisa.

O Setor é responsável pela conservação e disponibilização, da documentação imagética produzida pela Administração Municipal, incluindo também coleções e fundos particulares e imagens avulsas, antigas e contemporâneas, doadas por munícipes ou adquiridas pela FAMS.

O Setor de Acervo Iconográfico, instalado na sede do Arquivo Intermediário, vem sendo  exemplo para diversas outras instituições públicas e privadas, da cidade e região, que desejam criar ou manter condições favoráveis para o acondicionamento de seus documentos fotográficos.

Vale salientar que a cidade de Santos é pioneira na região da Costa da Mata Atlântica com a instituição de arquivos públicos responsáveis pela preservação da documentação, textual e iconográfica, que preserva e resgata a memória local seguindo o que dispõe a Lei Nº 8.159 de 08 de janeiro de 1991 (Diário Oficial da União de 09 de janeiro de 1991),  sobre a política nacional de arquivos públicos:

“É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova documental”.
Nossos Endereços
Rua Amador Bueno, 22 Centro Histórico
Santos - SP

Sede Administrativa.: (13) 3202-1240
Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
Arquivo Intermediário: (13) 3213-4873
FAMS 2019 - Fundação Arquivo e Memória de Santos

Atualize o Flash Player