Setor de Acervo Iconográfico
A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Instituição Pública) reconhece a importância da fotografia, como agente efetivo, responsável pela preservação da memória arquitetônica, cultural e histórica da nossa sociedade. Sendo assim, mantém o “Acervo Iconográfico”, setor com profissionais especializados, e que garante um tratamento arquivístico próprio, para sua conservação e pesquisa.
O Setor é responsável pela conservação e disponibilização, da documentação imagética produzida pela Administração Municipal, incluindo também coleções e fundos particulares e imagens avulsas, antigas e contemporâneas, doadas por munícipes ou adquiridas pela FAMS.
O Setor de Acervo Iconográfico, instalado na sede do Arquivo Intermediário, vem sendo exemplo para diversas outras instituições públicas e privadas, da cidade e região, que desejam criar ou manter condições favoráveis para o acondicionamento de seus documentos fotográficos.
Vale salientar que a cidade de Santos é pioneira na região da Costa da Mata Atlântica com a instituição de arquivos públicos responsáveis pela preservação da documentação, textual e iconográfica, que preserva e resgata a memória local seguindo o que dispõe a Lei Nº 8.159 de 08 de janeiro de 1991 (Diário Oficial da União de 09 de janeiro de 1991), sobre a política nacional de arquivos públicos:
“É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova documental”.