A fundação

Sobre a Fundação

A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha com o gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação deste patrimônio. Sua sede funciona na Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico no Outeiro de Santa Catarina, marco histórico que assinala a fundação da Vila de Santos. Seu enorme acervo está dividido entre os arquivos Permanente (R. Amador Bueno nº 61), Intermediário (R. Do Comércio nº 87) e Geral (embasamento da Prefeitura, Praça Mauá s/nº).

São cerca de 3 milhões de documentos que datam do final do século XVIII aos dias atuais, e que vão desde históricos de sepultamentos e processos administrativos da Prefeitura até raridades como registros de personalidades importantes no contexto da história santista. É no Arquivo Permanente (AP) que se encontra o mais antigo documento que conta um detalhe dos primórdios de Santos: um contrato para a pesca da baleia, datado de 1765.

Além disso, a Fundação possui o Setor de Acervo Iconográfico, responsável por mais de 350 mil imagens de Santos e região, e que recebem tratamento arquivístico e de conservação próprios, dentro de padrões internacionais.

Uma das grandes preocupações da instituição é resgatar e preservar a história e a memória da Cidade, apoiando projetos e iniciativas que contribuam para esse fim. Com esse objetivo também, são realizados periodicamente cursos, roteiros, palestras sobre arquivologia e gestão documental entre outros.

A instituição dispõe, ainda, da Sala de Leitura Catarina de Aguillar, que funciona no andar térreo da sede, Laboratório de Encadernação e Restauro de Papéis e o Setor de Exposições, responsável pela divulgação das imagens da Instituição em Escolas Públicas e particulares, Shoppings, Praças e outros locais de acesso público.

A par disso, outro lugar de grande valor histórico está sob sua responsabilidade: a Casa da Frontaria Azulejada, que passou recentemente por obras de revitalização.

Nossos Endereços
Rua Amador Bueno, 22 Centro Histórico
Santos - SP

Sede Administrativa.: (13) 3202-1240
Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
Arquivo Intermediário: (13) 3213-4873
FAMS 2019 - Fundação Arquivo e Memória de Santos

Atualize o Flash Player