nosso acervo

Fundos e Coleções
Acervo:  - Acervo Cartográfico
_BRTA_CODREF
BR FAMS AC
_BRTA_DTLIMITE
1880
_BRTA_DIMENSAO
Plantas em tecido resinado e papel, acondicionadas em tubos de papelão, estantes de aço e mapotecas, totalizando aproximadamente 8.000 plantas.
O conjunto está catalogado por ordem de data de produção e tipologia documental.
_BRTA_SITUACAO_DOC
A grande maioria dos documentos encontram-se em bom estado, apenas uma pequena parte encontra-se fragilizada pelo ataque de pragas, ação de tinta ferrogálica e ressecamento do suporte.
História Administrativa: Com a Proclamação da República o poder administrativo municipal continua sendo exercido pelas Câmaras Municipais, agora denominado Conselho de Intendências, que governaram os municípios durante o período de transição das estruturas administrativas do Império para o regime republicano, mantiveram primordialmente as mesmas competências administrativas, a primeira Constituição Republicana de 1892 é omissa em relação ao poder municipal deixando essa questão para as Constituições estaduais. Em Santos, a Câmara Municipal, agora denominada Conselho da Intendência, continua desempenhando as mesmas funções administrativas no município, com mais autonomia do que a que possuía durante o Império, e ainda mesclando uma pequena atividade legislativa.

O Poder Executivo em Santos foi instalado a partir da eleição do primeiro Prefeito em 1908, encerrando o período de transição denominado “Intendências” que vigorou na transição do regime Imperial para o Republicano. Passando a responsabilidade da administração do município à Prefeitura. Contando inicialmente com uma pequena estrutura administrativa dividida em Diretorias, como por exemplo, Diretoria de Obras e Viação, para no decorrer do século XX com o crescimento populacional e econômico chegar a estruturas mais complexas e abrangentes das várias áreas da competência administrativa municipal com a criação de estruturas ao nível de Secretarias, que em diversas oportunidades foram ampliadas ou suprimidas.
_BRTA_PRODUTOR
Conselho da Intendência Municipal e Prefeitura Municipal de Santos
_BRTA_PROCEDENCIA1
Arquivo Geral da Prefeitura de Santos
Níveis de Descrição
Nossos Endereços
Rua Amador Bueno, 22 Centro Histórico
Santos - SP

Sede Administrativa.: (13) 3202-1240
Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
Arquivo Intermediário: (13) 3213-4873
FAMS 2019 - Fundação Arquivo e Memória de Santos

Atualize o Flash Player